7.7.10

Cronograma

Cronograma: Fase #01

A pesquisa. (REALIZADO)
Na primeira fase recolhi e analisei imagens e peças visuais de artistas das vanguardas, nomeadamente do Cubismo, do Dadaísmo e do Surrealismo, nas mais variadas formas de expressão artística como a pintura, fotografia, design, literatura e cinema. O mesmo procedimento foi realizado em torno da poesia visual, pesquisei e analisei poemas concretos de artistas portugueses e brasileiros das décadas mencionadas.
Realizei um levantamento bibliográfico, dividido por temas, como as vanguardas, a poesia visual e os novos media.

O blog. (REALIZADO)
A criação do blog poesiavisualnosnovosmedia.blogspot.com, irá servir como um “diário de bordo”, no qual irei registar toda a minha pesquisa e desenvolvimento criativo.


Cronograma: Fase #02

On-line. (REALIZADO)
Na segunda fase deste projecto, realizei um levantamento de aplicações on-line, assim como referências de artistas contemporâneos que usem os novos media nos seus processos de desenvolvimento artístico.

No portal de aplicações creativeaplications.net deparei-me com um universo infinito de aplicações e plug-ins. Para este novo tipo de arte, arte generativa, pesquisei e tratei um conjunto de informação, relativa a este tema, de modo a conseguir apreender, que resultados e benefícios poderia obter. Surgiram, então novos artistas e novos conceitos que me poderiam ajudar no processo criativo. Artistas como Nacho Gil, Jonathan Puckey ou Casey Reas apresentam uma obra totalmente dedicada à arte algorítmica.


Nacho Gil, Jonathan Puckey e Casey Reas

O processo criativo. (REALIZADO)
Depois da escolha dos poemas, divididos por décadas e da escolha das aplicações, iniciei o processo criativo. O primeiro poema escolhido foi Transparência, um poema de um conjunto de poemas da colecção Ideogramas, de E. M. de Melo e Castro, datado de 1964.


Para essa ilustração utilizei uma imagem, um plug-in e uma aplicação on-line. Principal ideia será juntar estes elementos por camadas: um fundo (aplicação), uma imagem, uma mancha (plug-in, aplicação freeware) e uma camada textual (plug-in).

O resultado final não pode ser divulgado.


Cronograma: Fase #03

O relatório. (EM DESENVOLVIMENTO)
Desenvolvimento do relatório final e da memória descritiva que servirá de sustentação teórica para a exposição. As vanguardas, a poesia visual e os novos media serão os três principais temas que serão aqui desenvolvidos.
Da pesquisa visual das vanguardas aos novos artistas das novas media, todos os elementos de pesquisa irão estar presentes nos anexos do relatório.

A exposição.
(EM DESENVOLVIMENTO)
Na terceira fase estará presente a organização, criação da imagem e divulgação da exposição.


Aplicações Online #01

Tenho procurado ferramentas online que me possam ajudar na criação das ilustrações. Algo que já esteja pré-programado. Assim não necessito apenas do computador para fazer as ilustração, preciso também de aplicações já existente, já programadas, que me ajudem a criar algo que a máquina, por si só, não consiga fazer sozinha.

Encontrei os mais variados tipos de aplicações. Os programadores destas aplicações programam através de formulas matemáticas e incorporam todo esse no JavaScrip. Na minha opinião, os criadores destes programas não os utilizam com o intuito de fazer arte ou seguirem algum conceito criativo, fazem-no para testarem a programação e evoluírem no sentido de desenvolverem novos tipos de programação e novas misturas de linguagens gráficas. Fórmulas matemáticas e algorítmicas que incorporam todo num ficheiro que nos chega através o formato .jar.

Novos meios de programação e a mistura de linguagens. Este é o maior exemplo de net arte. Quando a internet é a única forma de usar estas aplicações ficamos limitados. É apartir destas novas linguagem que pretendo trabalhar os poemas visuais.

Contextualização: Interpretar poemas visuais das décadas de 50 a 80, através de meios disponivéis na internet, como programas freeware, programas online, plugins ou aplicações para o iphone/ipod.


New Media Art - Artistas: Amy Martin


Nerd Balloon Party


www.amyemartin.com

www.amyemartin.com/blog

www.behance.net/AmyMartin


New Media Art - Artistas: Sunil Vallu




Dynamic Abstraction, 2010


cargocollective.com/sunilvallu
www.behance.net/sunilvallu


Contextualização

Como já tinha referido anteriormente, este projecto tem como finalidade analisar e reflectir sobre a poesia visual, finalizando com um exposição que reúne um conjunto de peças gráficas. Será a minha interpretação de poemas seleccionados das décadas de 1950 a 1980. 

Como forma de sustentação teórica e de inspiração artística, irei abordar as três principais fases da poesia visual no século XX: a influência das vanguardas como o Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo, assim como o seu reflexo nos anos 60, década do culminar da poesia visual em Portugal e num terceiro momento, a utilização dos novos medias como forma de expressão artística na contemporaniedade.

Com este projecto pretendo interligar a poesia visual da década de 50, 60, 70 e 80 com as técnicas dos novos media da actualidade, unindo o verbo ao visual e ao sonoro, misturando técnicas e medias, criando um novo modo de ver os poemas concretos, relacionando, assim, os Novos Media com a Poesia Visual.

Inicialmente tinha pensado desenvolver as ilustrações no programa de animação Adobe Flash mas depois de pesquisar, este método tornou-se pouco original e já tinha sido explorado por artistas portugueses como está presente no site de poesia experimental portuguesa po-ex.net. Poemas de artistas como E. M. de Melo e Castro, Ana Hatley, Alberto Pimenta ou António Aragão, têm sido explorados na linguagem de programação ActionScript. Para inovar não poderias seguir estes exemplos, de tal modo, comecei por procurar na internet aplicações que me ajudassem na criação das ilustrações. Algo que já esteja pré-programado.

O que pretendo não é criar um programa, uma vez que isso exigiria de mim formação que não tenho na área da programação, mas sim utilizar aplicações e plug-ins já criados e disponíveis, quer para download, quer para desenhar on-line. Desta forma irei também recorrer a aplicações para o iPod/iPhone.